top of page
Buscar
  • Foto do escritorFábio Martins

Relatório de Sondagem SPT

Atualizado: 3 de mar. de 2021

O ensaio de penetração SPT (Standard Penetration Test) corresponde a resistência à penetração no solo e é a investigação geotécnica mais utilizada em projetos de fundações, nas obras de construção civil. Este ensaio tem demonstrado confiabilidade e acurácia, quando seguidos os procedimentos padronizados da NBR 6484.

Muitas vezes, não dada a importância pelos investidores, o ensaio SPT auxília os projetista de fundação, a identificar melhor tipo de fundação com menor custo e também evita que a estrutura colapsa, pelo recalque diferencial. Para isso, são identificadas camadas de solo e suas características, resistência do solo e nível do lençol freático.

Para realizar esse ensaio, deve-se seguir com avanço da sondagem metro a metro, sendo que, será desconsiderada para o índice Nspt o 1º metro. Com isso, para identificação do índice Nspt será iniciada em 45 cm e avaliado apenas 30 cm finais. Os últimos 55 cm é prosseguida com sondagem a trado ou percussão até que se torne inoperante, ou o nível d'água seja encontrado. A partir desta etapa, a sondagem é realizada através da perfuração por circulação d'água. O critério de parada é estimado:

  • Quando em 3 m sucessivos, se obtiver 30 golpes para penetração dos 15 cm iniciais do amostrador-padrão;

  • Quando em 4 m sucessivos, se obtiver 50 golpes para penetração dos 30 cm iniciais do amostrador-padrão;

  • Quando em 5 m sucessivos, se obtiver 50 golpes para a penetração dos 45 cm do amostrador-padrão

Por ser um ensaio muito simples em relação a interpretação e execução, não pode ser desprezada. Com isso, a NBR 8036 defini a quantidade mínima de 3 sondagens com distância máxima de 100 metros, nos estudos de viabilidade econômica.


Ficou com dúvida? Entre em contato conosco e traga o seu projeto para FAM Engenharia!!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page