top of page
Buscar
  • Foto do escritorFábio Martins

Relatório de Teste de bombeamento - Poço Tubulares

Atualizado: 2 de mar. de 2021


O rebaixamento real, medido num poço em bombeamento, é uma somatória de rebaixamentos devidos as perdas de carga no aquífero e as perdas de carga no poço. As perdas de carga no aquífero produzem o rebaixamento necessário para que a água flua para o poço e dependem das características do aquífero (permeabilidade e porosidade) e do diâmetro do poço. Já as perdas de carga do poço produzem um sobre-rebaixamento que é uma soma dos seguintes fatores:

  • Perdas de carga emm torno do poço, devido ao aumento de velocidade de água. Este tipo de perda pode ser significativo em poços com filtros subdimensionais, ou mal desenvolvidos;

  • Perdas de carga devidas a ascenção da água no poço, desde a zona filtrnate até a bomba. Este tipo de perda só é significativo quando essa distância é grande ou quando o diâmetro da tubulação é pequeno em relação a vazão;

  • Perdas de entrada na bomba; quando o espaço entre corpo da bomba e a parede da tubulação é muito pequeno.


Neste sentido, para evitar que a exaustão do aquífero, é necessário realizar os testes de bombeamento. Estes testes constituem na extração interrupta de um volume constante de água por um período de 24 h, com medição da vazão e rebaixamento ao longo do tempo. O rebaixamento é medido no próprio poço bombeado, utilizando-se um medidor elétrico graduado de nível d’água. A vazão do poço é periodicamente mensurada com auxílio de um recipiente graduado e cronômetro, de modo a avaliar as variações de vazão ao longo do teste. Após o período de 24 h de teste, o bombeamento é interrompido e a recuperação do nível nos poços é igualmente monitorada até o nível d’água retornar ao seu nível estático original.

No exemplo acima, foi determinado a vazão disponível Q2 HORAS e Q20 ANOS. O rebaixamento disponível calculado foi de 12 metros e Qmáx de 35 m³/h. Para minorar os impactos no aquífero, foi estimado uma vazão de 10 horas por dia sendo 4 horas de repouso que resultará uma vazão diária de 3.500 m³/dia.



Ficou com dúvida? Entre em contato conosco e traga o seu projeto para FAM Engenharia!!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page