top of page
Buscar
  • Foto do escritorFábio Martins

Mapa Potenciométrico do Fluxo Subterrâneo

Atualizado: 31 de jan. de 2021

A caracterização hidrogeológica de uma área onde envolve um empreendimento, tipo Loteamento, Cemitério, Posto de Combustível, entre vários outros, necessita de variadas atividades e produtos para o diagnóstico ambiental e seu monitoramento. Um dos principais produtos é o Mapa Potenciométrico, sendo possível o conhecimento de zonas de descarga, recarga e sentido do fluxo subterrâneo em um aqüífero. Assim, a obtenção desse tipo de dado representa um dos principais elementos de natureza física a ser obtido em uma área de ocorrência de um aqüíferos livres e rasos.

O Mapa Potenciométrico assume fundamental importância em investigações da potenciometria dos aquíferos, uma vez que o sentido do escoamento freático é informação essencial para que se possa monitorar/investigar a propagação de eventuais contaminações.


O Plano de Monitoramento das Águas Subterrâneas de áreas contaminadas ou com potencial de contaminação é uma exigência técnica da investigação ambiental. O Mapa Potenciométrico, resultado do Estudo da Potenciometria em Aquíferos Freáticos, feito a partir da relação entre as cotas da superfície e cotas da profundidade da água subterrânea (Nível estático), obtidos através de furos de sondagem, poços de monitoramento, piezômetros instalados no local ou por obervação de afloramentos de água no terreno. Com isso, utilizando-se um programa de computador para interpolação de curvas, ou mesmo manualmente, se faz o traçado do mapa potenciométrico.

Neste sentido, o Mapa Potenciométrico deve conter no mínimo:

  • Linhas equipotenciais - definem as cargas hidráulicas do local;

  • Linhas ou setas de fluxo - definem o caminhamento da água no aquífero.


Ficou com dúvida? Entre em contato conosco e traga o seu projeto para FAM Engenharia!!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page